domingo, 13 de dezembro de 2009

Natal 2009 e o E-commerce

O Natal desse ano, pode e com certeza será um dos maiores e melhores dos últimos tempos para as pessoas e para o comercio em geral, bens e serviços.
Mas uma coisa tem me chamado a atenção, as lojas on line, as promoções e retrações desse tipo de comercio, que a cada ano cresce no Brasil, aliás eu vejo isso com bons olhos, sou um e-consumer.
As promoções e o frete grátis:
Aquilo que você esta namorando há um ano, chega via e-mail ou anúncio em um site, de R$ 1.999,99 agora esta custando apenas e só hoje R$ 399,99, esse é um dos maiores ''golpes'' aplicado a consumidores na internet, mentira aquilo nunca custou R$ 1.999,99 , era no máximo R$ 499,00 , e não é apenas uma loja que faz esse tipo de anúncio, são todas , acho que é o mesmo cara que faz anúncios para todas elas, por isso fique atento, alguns sites de comparação de preço e especializados em e-commerce exibem um gráfico da evolução dos preços da maioria dos produtos e não fique chocado se você encontrar o mesmíssimo por R$ 199,00.

Frete grátis para todo o Brasil *leia as regras.
A felicidade acaba no ''leia as regras''.
Claro, as vezes a isenção do frete gera a economia de uns bons R$ 20,00 a R$ 200,00, dependendo do produto claro.
Esse frete grátis para todo o Brasil, *leia as regras, é pior que aqueles pacotes de DDD, DDI, 1 milhão de minutos grátis, ligue de graça por 99 anos e etc.
Bom nessa todo mundo já caiu , e virou caso de polícia, tanto que a ANATEL, agência reguladora e fiscalizadora das telecomunicações , aconselhou que as operadoras esse ano na época do Natal, evitasse oferecer promoções mirabolantes e confusos para seu clientes, e que eles estariam de olho e agiriam com rigor.
Mas e do comércio na internet, quem fiscaliza os abusos e golpes?, ninguém!, claro que as lojas em sua maioria, tem lojas físicas, de rua, são verdadeiras e estabelecidas a alguns anos, décadas talvez, mas que a propaganda e anúncios delas ferem e muito o código do consumidor e a ética na propaganda, parece que ninguém viu ainda, mas a gente esta ficando cada vez mais esperto e melhor informado, existe uma lista negra de maus comerciantes no site do buscapé, dê uma olhada, o Ebit, que avalia na hora que você fecha o pedido, como foi a experiência de compra e depois eles enviam perguntas via e-mail, se o produto chegou, se veio correto, etc,( e concorre a prêmios todo dia), visite também o site reclameaqui.com.br, é um bom termômetro para suas dúvidas, apesar de uma loja estar lá entre as mais reclamadas e que eu sou meio sócio ( de tanto que compro nela, e continuo comprando),mas cada um tem suas experiências ruins na vida ''consumidor on line'', isso reflete mais pelo volume de vendas que pelos erros cometidos pela loja, claro, cabe a cada um decidir o que fazer e se for fazer, se prevenir, por que acontece de tudo, desde tamanhos trocados, cores, produtos com defeito, errados, caixas vazias ( já me aconteceu isso), mas tudo tem prazo e tempo para ser resolvido e eles sempre cumpriram com a parte deles, pelo menos comigo, mas as vezes é necessário paciência, coisa que pouca gente tem, eu sou tolerante, mas confesso que já ofendi burratendentes, as vezes a coisa beira a inexistência de capacidade operacional e racional, da parte deles claro.
Mas e o frete grátis para todo o Brasil* leia as regras?.
O anúncio é bem claro, FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL *leia as regras no site.
Só hoje! agora já, nesse segundo ameaçador, compre ou você vai pro inferno.
Parecem pais assustando as criancinhas.
''Leia as regras'', e como sou obediente; leio e me deparo com ''as regras'', e os excetos, o frete é grátis , mas para quem mora em frente a loja e gasta mais de R$ 300,00, mas espere, não é grátis para todo o Brasil, ou esse Brasil aquém( esse aquém, nunca foi tão bem empregado, aquém, do lado de cá e não é para quem, dai seria à quem, separado e a craseado, xiii é aulinha de português ou conselhos para não cair na conversa dos camelôs eletrônicos?) se refere é a avenida em frente ?, bah, me tapa de nojo ler as regras e descobrir que eu não tenho esse direito a frete grátis e nenhum brasileiro que more além do aquém terá.
Bom, tirando os meus exageros e deboches, fique atento, sempre tem uma boa oportunidade para um bom negócio na internet, uma boa compra, um excelente desconto e sem frete mesmo, só que a relação compra e venda podia ser bem clara, sem as ''regras'' e exceções, tem que ser apenas o, compre, pague e receba exatamente o que você comprou, nada mais economicamente saudável para a economia de uma nação emergente.
Ia me esquecendo, aquele canal de compras na TV e que tem site/loja na inernet, que só vendo, marcas famosissímas, conhecidissímas e exclusivas deles e tem o melhor preço do mundo?, tem o pior atendimento e falhas graves no pós vendas que eu já conheci, aliás nem tem, tem um telefone que fica 2 horas fazendo propaganda deles a custa de DDD para São Paulo e só em horário comercial, é prejuízo na certa, e vocês sabem que extornar valores em cartão de crédito é outra novela que o nosso Bacen (Banco Central), insiste em não enxergar e prolongar.
Agora eu fiquei brabo, hou hou hou.
Feliz Natal.
Foto:By Luka.San , parte da decoração natalina do nosso quarto, que meu amor fez.
Att:Luka.San