terça-feira, 20 de outubro de 2009

DDA:Débito Direto Autorizado.

Inicia hoje o projeto da FEBRABAN*, para modernizar e facilitar o sistema brasileiro de pagamentos.
O projeto DDA, Débito Direto Autorizado, que funcionará da seguinte forma.
Você tem contas de condomínio, cartões de crédito, mensalidades escolares, planos de saúde, etc (* exceto água, luz, telefone e tributos, nessa primeira fase ), os instituições as quais você tem contas e que regularmente lhe enviam os boletos, passaram a enviar para uma central mantida pelos bancos ,uma centra DDAs, mas é preciso que você adira ao sistema e seu banco também, e isso não é obrigatório, adere quem quiser. Seu banco aderiu, você decide pelo DDA( isso deve ser feito no seu banco ou por telefone e internet banking, apartir desse momento, da sua adesão ao sistema DDA, as empresas não lhe enviarão mais os boletos impresso para o seu endereço e sim para a central DDA, no internet home banking você poderá visualizar seus débitos e decidir se paga, você pode também deixar de usar o sistema, a qualquer momento.
Independente do banco que emite (cedente), o boleto e do banco que você mantém uma conta, assim como é hoje, mas após o vencimento da conta , ela só poderá ser paga na agência do banco emissor, o cedente. Se você aderiu e não pagou na data do vencimento, deverá imprimir e pagar em uma agência bancaria, ou via home banking como se faz hoje.
Para maiores informações e dúvidas, visite o site da FEBRABAN, *Federação Brasileira de Bancos:http://www.febraban.org.br/projetodda/ProjetoDDA.asp
DDA, não é débito automático, é apenas a disponibilidade eletrônica dos boletos, cabe a você decidir se paga ou não, veja no site do seu banco a seção FAQ, perguntas frequentes.
Uma não respondida é se o serviço/facilidade será tarifado, parece que inicialmente não.
Débito Automático é quando a conta é paga conforme a data e autorização, DDA apenas disponibiliza, visualiza o boleto e podendo ser pago ou não. você poderá aderir em vários bancos nos quais você mantenha uma conta corrente ou conta poupança.
AVISO: Não é preciso instalar nenhum programa em seus computadores para aderir ao projeto, cuidado com e-mails sobre DDAs, nenhum banco esta enviando e nunca envia arquivos .exe, nem links para clicar.
Segundo dados da FEBRABAN, 340 mil árvores serão salvas, 1 milhão de litros de água e 46 milhões de KW/horas de energia, se deixarem de produzir os boletos emitidos hoje no Brasil (calculando que 2 milhões de clientes adiram ao sistema).
Segundo o coordenador do projeto, hoje, dia 19, mais de 1 milhão de clientes já haviam aderido ao sistema DDA.
Hoje, mais de 32 milhões de brasileiros utilizam o internet banking, o banco pela internet, 1 milhão é pouco, comparado ao número de usuários , isso mal da 0,03% .
Segundo o IDEC, instituto de defesa do consumidor, o cliente deve manter uma cópia eletrônica das transações.
Att:Luka.San
Up date: Li no site da Caixa o termo de adesão, sim haverá cobrança de tarifa pelo serviço, no BANRISUL também,mas ainda não informam o valor, informam que a tabela estará na lista das agências físicas.
Meus filhos, se a economia é tanta, só vai aumentar os lucros dos bancos.Eu não vou aderir ao serviço, caspita!
As prestadoras de serviços de telecomunicações fixa e móvel, administradoras de cartões de crédito, já oferecem, há mais de 5 anos a opção de não receber as faturas e boletos impressos, e sim por e-mail, e nunca ofereceram um centavo de desconto.
Vamos economizar, vamos ajudar a salvar o planeta, mas paguem para isso, e não cobrem ou fiquei mais ricos, afinal os destruidores é que devem pagar, e não eu.
Att: Luka.San

domingo, 18 de outubro de 2009

Nobel da Paz.

Da série: As coisas que eu não entendo.
Eu ainda estou tentando entender o porque do Nobel da paz , foi dado ao Obama.
Pra mim soa tão absurdo quanto entregar o prêmio ao Hugo Chaves, ou pior.Porque um blasfema e outro ...,quem é o outro em nome da paz?
Eu nunca havia pensado se o ''cara'' fosse merecedor do dito prêmio, até então todos me pareciam merecedores, mas eu não sou o único a ficar pensando, tanto que o mundo ficou surpreso com essa premiação, mas, já ganhou e o prêmio perdeu a importância que tinha, pelo menos nessa categoria.
O próximo ganhador será o Osama, o presidente de Israel, o presidente da Coréia do Norte, o da China, do Irã? Candidatos não faltarão.
Não que o Obama seja um Bush, mas é um presidente americano.Os senhores da guerra.
---------------------------------------------------------------------------
Att:Luka.San