terça-feira, 1 de setembro de 2009

Apocalípticos & Hiporbólicos

Mais uma da série, ''todo homem tem o eminente direito de ser idiota, mas não deve abusar de tão eminente direito''.
Mas eu vou abusar um pouco.
Eu não sou psicólogo, nem psiquiatra, nem me lembro se um dia pensei em ser.
Mas observar as pessoas e seus comportamentos é um passatempo interessante, tentar entender e desenhar , traçar um perfil, uma personalidade delas.
Eu tenho poucos amigos, todos tem poucos, mas os poucos não me decepcionam e apesar das grandes diferenças de personalidade entre eu e eles, há um respeito muito grande e aceitação, eu acredito nisso e deve ser verdade, pois as amizades permanecem por décadas.
Eu sei e eles sabem que desde o momento em que a pessoa se expõe, esta sujeita a todo tipo de críticas e interpretações sobre a sua personalidade, e eu sei ser cruel, na maioria das vezes.Acho que a amizade permite a sinceridade dentro dos limites do respeito e educação, óbvio.
Eu sempre repenso tudo que falei, e na maioria das vezes, acho que exagerei, acho que fui mal interpretado, mas era o melhor que eu tinha para falar no momento.
Analisar e auto criticar, deve ser o ponto de partida para um bom desenvolvimento da personalidade e melhora nas relações sociais.
Sempre reparei e com o tempo a gente tende a confirmar e determinar traços comuns nas pessoas e que na nossa percepção passam a identificar uma característica daquela pessoa, do amigo, do irmão, etc.
Um traço comum a muita gente, inclusive eu, é a repetição de uma opinião, história ou fato, e um exagero intencional dos dados sobre o assunto.
Bom, dai o título do post, hipérbole é o exagero intencional que damos ao fato, não é um defeito de personalidade , mas apenas um traço, todos queremos que aquilo a ser dito seja ouvido e levado a sério, dai exageramos.
Já o apocalíptico, é invenção minha mesmo,quando o exagero é tanto que mata-se o fato de fato.
O hiperbólico, vira piada,ele é engraçado mesmo quando se exagera , a gente sabe que há o exagero,dai o mito de que cada um aumenta a história, faz um elefante, duma andorinha faz um morcego, etc, etc, etc.
Já o apocalíptico cai na desgraça da descrença e passa a ser um mentiroso , ou uma pessoa não confiável quando narra os fatos.É muito exagero, o apocalíptico mata o hiperbólico.
Ele é um hiperbólico com TOC, já passou dos limites, e com a total ausência de autocrítica ele nem percebe que esta fora da casinha e segue fora da realidade ,da sanidade e do traço ''simpático'' do hiperbólico'' que nos faz rir na maioria das vezes.
Pronto, já exerci o meu eminente direito de ser idiota por hoje.
Att:Luka.San
* a foto é minha e a ''obra'' também, copidescando Cloud Monet, water Lilies