sábado, 15 de maio de 2010

Eu sou brasileiro.


Confesso a minha ignorância quando se trata da diplomacia brasileira e sua politica internacional, mas analiso do ponto de vista de; o que e como eu agiria.
Se a Argentina, impõe taxas e dificulta a entrada de produtos brasileiros, eu faria o mesmo, retalharia, sobre taxava os produtos deles e pronto, aliás isso é garantido e legitimado nos acordos e cortes internacionais, a tal reciprocidade, em todos os conflitos,ou há uma legislação específica sobre os assuntos nos órgão internacionais, somos soberanos,mas até a globalização tem suas regras e leis.E se a coisa foi considerada abusiva, injusta, existem até multas e condenações, como no caso dos subsídios agrícolas, em que pesadas multas e sobre taxas são legitimadas ao país prejudicado e imposta ao país causador, como no caso do algodão americano.
O caso Irã, ( agora somos importantes, temos nossos ''casos''), não por que somos uma nação de gente, pessoas,( ainda tratam muito mal, lá fora, os brasileiros), mas porque nossa economia vai bem e o senhor Lula, nos vende melhor ainda lá fora.
O Brasil e nosso atual governo, estão longe de estarem bem, tirando a parte da economia, o resto continua de mal a pior, vide saúde, educação, segurança, corrupção, sociedade, essa última esta cada vez pior, e as anteriores, nunca foram prioridade de nenhum governo, e nem será do próximo.
Não aprecio quase nada na politica do senhor Lula, a interna, mas confesso que sua figura, sua simplicidade me causa surpresa e meio que admiração, ele fala como quem fala com o amigo numa mesa de bar, solta o verbo, sem se preocupar com o que diz e alguma repercussão que isso possa trazer.Estou me referindo a pessoa e não a politica dele, que fique bem claro.
Bom, no caso do Irã, eu vejo isso também, a crença dele no ser humano, a inocência dele, bem peculiar ao povo brasileiro, sempre esperançoso e crédulo.
Acho que ele nesse aspecto é o que ele é, um brasileiro.
Eu também acredito no ser humano, quase inocentemente, mas gato escaldado....
A gente só cai na realidade, quando leva um tombo e dos bem feios, espero que ele nesse caso, não caia do cavalo, mas admiro a postura e firmeza da diplomacia brasileira, teimosia ou como queiram, no caso do Irã, isso é que muitos deveriam ter, postura e firmeza em suas convicções, basta de dissimulação e gerundismo e empatação.
Como já disse, a politica interna social continua a mesma m*%$#@¨&, de sempre e cada vez pior, mas essa atitude do governo atual do Brasil, merece elogios e respeito, por enquanto, e que a crença deles seja concretizada, assim espero.
Att: Luka.San
Foto\ilustração by Luka.San

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Das lembranças...


Santo Ângelo, sempre foi uma cidade boa de se viver, o povo sempre foi caloroso e atencioso, eu fiquei fora uns tempos, e mesmo voltando, não consegui mais ver isso na cidade e nem nas pessoas, não sei por quê.
Desde Dezembro, quando resolvi fazer exercícios, pedalar, tenho visto uma cidade diferente, tenho revisto algumas pessoas, que não via há algum tempo, nem lembrava.
Também indo ao dentista fazer a manutenção de aparelho, ele me faz lembrar de muita gente que conhecemos, amigos em comum.
Os problemas de saúde na família me fizeram, ter contato com muita gente,mas super rápido. Uma ida rápida ao banco, farmácia, ao super, a uma loja etc, eu ai e voltava correndo pra casa não me dava tempo nem disposição de olhar para os lados e bater papo entre um cumprimento e outro, agora que as coisas acalmaram, tenho tido muito mais tempo e as pessoas me chamam e me param na rua, afinal, foram anos de vida social e normal na cidade, ainda restam muitos conhecidos e sou de fazer novas amizades facilmente, mas nada que me eleja prefeito, não tenho o ar da picaretagem peculiar a um mandatário, sou meio antipático mesmo, melhor ser antipático que picareta.
Hoje ouvi alguém me chamar, fui ao encontro dela enquanto tentava me lembrar do nome dela, me lembrei troquei meia dúzia de palavras por causa da pressa e segui meu caminho, esqueci.
Depois em casa repensando o dia, é um hábito meu, repensar, sorri sozinho, me lembre dela e de muitos detalhes da nossa ''amizade''. Ela esta perto dos 40 anos, eu acredito e continua com os mesmo olhos negros lindos, o resto a natureza não perdoou, havia uma criança pega pela mão, nem olhei direito, devia ser filho dela, havia uma aliança em sua mão esquerda, mas tudo bem, apenas detalhes, que 5 horas após o encontro, me vieram a mente, repensando, e um clip do Bon Jovi na MTV também ajudou, me fez lembrar os detalhes esquecidos, era a música que eu e ele gostávamos, era a nossa trilha sonora das madrugadas intermináveis nos bares, boates e pizzarias da cidade e nas noites de amor, (essa foi cruel).
Mas ladainhas e histórias de amores adolescente e lembranças esquecidas, eu me lembrei da Kika, ( Vi ela hoje também ), minha professora de História do 2º grau, ( Eu tinha 19 anos, ela uns 35), ela sempre me dizia, nos nossos papos, do cigarro escondido e do café roubado da secretaria: ''O que pra você é tudo na vida, para mim pode não valer nada'', essa é a maravilha do ser humano, o amor pode estar nos fazendo feliz hoje e amanhã nos fará sofrer, mas é disso que somos feitos, de história, de lembranças, temos que viver elas, as diferenças devem ser apenas respeitadas, simples assim, pois todo dia é isso que a gente faz, escrevemos a nossa história, a menos que a sua seja vergonhosa, não estrague a dos outros.
Fiz um lanche também, com um casal de amigos e na mesa ao lado , cheia de pré adolescentes falando alto e se dando tapas, um deles falou: -Vocês se lembram quando a gente estudava em tal escola, quando nos conhecemos?, um silêncio fúnebre tomou conta de suas expressões e um deles começou a falar, dizer nomes, lugares e contar uma história, ufa! me senti aliviado, quando começo a me lembrar das coisas, penso que isso é coisa de velho, mas não é, isso é a história de cada um querendo ser contada, lembrada, principalmente quando quando a gente para, observa ou ficamos em silêncio e sozinhos.
ah! que saudade de não ter saudades e ter ter esquecido de lembrar das coisas boas nos dias difíceis.

Att:Luka.San

Sobre todas as coisas em que eu desejo acreditar,
Sobre amor e a verdade e o que você significa para mim.
E a verdade é, meu amor, que você é tudo de que preciso
By Jon Bon Jovi