terça-feira, 17 de abril de 2012

ProUni-RS 2

'' Direto do site da Secretaria da Ciência,Inovação e Desenvolvimento Técnológico do RS.''

-Formação profissional em setores estratégicos com intuito de atrair novos investimentos para o Rio Grande do Sul. Este é o principal objetivo do Prouni RS, apresentado nesta segunda-feira(16), ao Comitê Gestor do Pacto Gaúcho pela Educação Profissionalizante, Técnica e Tecnológica, no Palácio Piratini. Na ocasião, o governador Tarso Genro assinou o Decreto que institui o Conselho Gestor do programa, que busca estimular a formação de recursos humanos em cursos de base tecnológica oferecidos em entidades Comunitárias de Ensino Superior do Estado. O programa prevê investimento de R$ 43 milhões até 2014. Inicialmente, 250 vagas nos segmentos Petróleo e Gás, Eólico, Oceânico e investimentos de R$ 700 mensais para cada aluno. As inscrições devem ocorrer em junho.
O governador destacou a importância da participação do Consórcio da Universidades Comunitárias Gaúchas(Comung) no processo. “Desde que a ideia do Prouni gaúcho surgiu no Conselhão, recebemos o apoio do Comung,  apesar de muitas universidade privadas apostarem que o projeto não sairia do papel”, destacou. “Cumprimento os Secretários envolvidos nesta ação de transversalidade e aproveito para sugerir a elevação do teto da renda familiar per capita de 1,5 para 3 salário mínimos mensais, para que mais pessoas possam acessar o programa”.
O secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico(SCIT) e coordenador executivo do Pacto Gaúcho pela Educação, Cleber Prodanov, fez o detalhamento do programa e destacou a participação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul(FAPERGS) no processo. “A FAPERGS será responsável pelo edital que vai selecionar as universidades do COMUNG que vão ofertar as vagas”, destaca. “É importante salientar que nesta primeira fase serão oferecidos cursos tecnólogos com duração de 2 a e anos e meio, para atendermos as demandas a curto prazo. Num próximo momento vamos oferecer cursos de bacharelado, principalmente das engenharias”.
Prodanov ainda frisou que o programa é uma ação complementar às ações da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul(UERGS).
Para o secretário executivo do Pacto e chefe de gabinete do governador, Vinícius Wu, o programa complementa o Prouni nacional, em diversas áreas e tem como destaque além da exigência de contrapartidas como atividades complementares de inclusão produtiva e de responsabilidade social, o acompanhamento especial do aluno, com o objetivo de criar um vínculo até a colocação profissional. Além disso vai reservar um percentual de bolsas para pessoas com deficiências ou autodeclarados indígenas e afrodescendentes. “Queremos uma intervenção cirúrgica na formação profissional. Vamos atuar nas áreas nesses setores e buscar complementar ações do governo federal”, completa.
Para a vice-presidente da União Nacional dos Estudantes no Rio Grande do Sul, Ana Lúcia Velho, a criação do programa é um símbolo importante na retomada da educação no Estado. “Há 8 anos que o ensino gaúcho não recebe nenhum tipo de destaque, o Proumi RS demonstra o compromisso deste governo com esta área essencial para o desenvolvimento socioeconômico”, completa.
Participaram do ato o secretario do Trabalho e do Desenvolvimento Social, o secretário Luís Augusto Lara, o secretário da Educação, José Clóvis Azevedo, a presidenta da FAPERGS, Nádya Pesce da Silveira e o presidente do Comung, Ney Lazzari.
 http://www.scit.rs.gov.br/

Att:Luka.San