![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg_CWsdT8Rz_8MPjGAKJs50vhJ-zdSxuImq8bEjV3x9snuPgmBl8DCf7XAU0E__tXRgpPr2MAO4fNieN-4Z3c2XtiAskEfek5bLMPn59iM2TPidqcwnz9DO0hW-k-xBPWlzEVZ93Q2z2LIj/s320/matisse+005.jpg)
Mas eu vou abusar um pouco.
Eu não sou psicólogo, nem psiquiatra, nem me lembro se um dia pensei em ser.
Mas observar as pessoas e seus comportamentos é um passatempo interessante, tentar entender e desenhar , traçar um perfil, uma personalidade delas.
Eu tenho poucos amigos, todos tem poucos, mas os poucos não me decepcionam e apesar das grandes diferenças de personalidade entre eu e eles, há um respeito muito grande e aceitação, eu acredito nisso e deve ser verdade, pois as amizades permanecem por décadas.
Eu sei e eles sabem que desde o momento em que a pessoa se expõe, esta sujeita a todo tipo de críticas e interpretações sobre a sua personalidade, e eu sei ser cruel, na maioria das vezes.Acho que a amizade permite a sinceridade dentro dos limites do respeito e educação, óbvio.
Eu sempre repenso tudo que falei, e na maioria das vezes, acho que exagerei, acho que fui mal interpretado, mas era o melhor que eu tinha para falar no momento.
Analisar e auto criticar, deve ser o ponto de partida para um bom desenvolvimento da personalidade e melhora nas relações sociais.
Sempre reparei e com o tempo a gente tende a confirmar e determinar traços comuns nas pessoas e que na nossa percepção passam a identificar uma característica daquela pessoa, do amigo, do irmão, etc.
Um traço comum a muita gente, inclusive eu, é a repetição de uma opinião, história ou fato, e um exagero intencional dos dados sobre o assunto.
Bom, dai o título do post, hipérbole é o exagero intencional que damos ao fato, não é um defeito de personalidade , mas apenas um traço, todos queremos que aquilo a ser dito seja ouvido e levado a sério, dai exageramos.
Já o apocalíptico, é invenção minha mesmo,quando o exagero é tanto que mata-se o fato de fato.
O hiperbólico, vira piada,ele é engraçado mesmo quando se exagera , a gente sabe que há o exagero,dai o mito de que cada um aumenta a história, faz um elefante, duma andorinha faz um morcego, etc, etc, etc.
Já o apocalíptico cai na desgraça da descrença e passa a ser um mentiroso , ou uma pessoa não confiável quando narra os fatos.É muito exagero, o apocalíptico mata o hiperbólico.
Ele é um hiperbólico com TOC, já passou dos limites, e com a total ausência de autocrítica ele nem percebe que esta fora da casinha e segue fora da realidade ,da sanidade e do traço ''simpático'' do hiperbólico'' que nos faz rir na maioria das vezes.
Pronto, já exerci o meu eminente direito de ser idiota por hoje.
Att:Luka.San
* a foto é minha e a ''obra'' também, copidescando Cloud Monet, water Lilies
Nenhum comentário:
Postar um comentário